O que é um Front-end Developer? Entenda e Descubra como Ingressar Nessa Carreira em Tecnologia

Em outras palavras, o front-end é a interface de navegação e ferramentas de interação com o usuário, como áreas de buscas e formulários, o design do site ou aplicativo. O acesso a sites e aplicativos através de smartphones é cada vez maior, sendo a principal (ou única) forma de acesso para muitos usuários. Por isso, pensar em como um site ou aplicativo se comporta em smartphones em geral é uma grande preocupação para desenvolvedores. Enquanto o web design projeta o visual de um site, o desenvolvimento front-end implementa esse design através de códigos, como HTML, CSS e JavaScript. Ou seja, é o front-end que coloca “para funcionar” toda a parte visual de uma interface, como a página de um site ou de um aplicativo. Com o crescente número de dispositivos móveis, é essencial que os sites sejam responsivos, ou seja, se adaptem a diferentes tamanhos de tela.

  • Se você não tem certeza se o desenvolvimento front-end é para você, e/ou se deseja uma introdução mais suave antes de começar um curso mais completo, você pode conferir primeiro nossa Introdução à web.
  • O CSS é uma linguagem de estilos que permite estilizar os elementos HTML de um site.
  • Comece com projetos simples, como a criação de uma página web estática, e vá progredindo para projetos mais complexos conforme ganha confiança e conhecimento.
  • Layout Responsivo é a ordem do dia, Cross-Device significa que o seu app ou site, pode rodas bem em qualquer dispositivo, o CSS3 e até versões anteriores tinham recursos que permitiam resolver a resolução do usuários.

Se você quer se tornar um desenvolvedor de front-end profissional, precisa praticar de forma consistente. Isso vai ajudá-lo a aprender os conceitos completamente (e não apenas na superfície). CSS é a abreviação de Cascading Style Sheets (ou “folhas de estilo em cascata”, em português), e você o usa para melhorar a aparência de uma página da web, adicionando estilos em CSS.

tecnologia e carreira!

De início, para colocar em prática o design de sites e interfaces, um profissional de desenvolvimento front-end deve ter habilidades com algumas linguagens de programação primordiais, como HTML, CSS e JavaScript. Front-end e back-end são assuntos muito procurados, principalmente por causa das oportunidades no mercado de trabalho. Além de trabalhar com a interface de sites da web, aplicativos e softwares, ainda é necessário ter uma visão ampla para garantir uma excelente experiência do usuário. O React pode ser considerado, também, como uma linguagem de programação desenvolvida pela empresa Facebook. Ele tem como base a criação de interfaces de usuário da web muito rápidas e com a melhor qualidade possível. Nos dias de hoje, pode ser visto como uma das bibliotecas JavaScript mais utilizadas.

Além disso, o Git facilita a colaboração em projetos em equipe e fornece um histórico detalhado das alterações feitas. Os pré-processadores CSS, como Sass e Less, são ferramentas que permitem https://www.7segundos.com.br/arapiraca/noticias/2023/12/28/243034-democratico-bootcamp-de-programacao-e-porta-de-entrada-para-o-mercado-de-ti escrever CSS de forma mais eficiente e organizada. Eles oferecem recursos adicionais, como variáveis, mixins e aninhamento, que facilitam a criação e a manutenção de estilos CSS complexos.

Lógica de programação

Lembre-se, esses números são apenas uma referência e variam conforme a empresa, seu porte e necessidade. A remuneração de um desenvolvedor frontend no Brasil varia muito dependendo do nível de experiência, habilidades, localização e indústria. Abaixo, listamos quais as faixas de salário aproximadas para diferentes níveis de experiência, baseadas em relatórios de mercado de 2023.

oq é front end

Nos anos de 2020 e 2021, o mercado de tecnologia da informação chamou a atenção como nunca tinha-se visto antes, e isso deu ainda mais visibilidade para os profissionais Front-end, Back-end, Full Stack e DevOps. O front-end também é muito importante para que o usuário tenha segurança ao utilizar a ferramenta. Assim, a empresa constrói uma relação bootcamp de programação de confiança com ele e passa uma boa imagem. Se por acaso essa confiança for quebrada, a companhia pode acabar perdendo credibilidade. Um site, por exemplo, pode perder tráfego orgânico se apresentar erros constantemente. Isso acontece pois as pessoas que visitam um site assim costumam perder a confiança na empresa que está por trás dele.

Curso de Desenvolvedor: Valorize sua Carreira na Tecnologia

Ela permite detectar erros no código durante o desenvolvimento, tornando-o mais seguro e fácil de manter. Embora o HTML seja uma linguagem de marcação e não uma linguagem de programação, ele desempenha um papel fundamental no desenvolvimento Front-End. Com ele, é possível criar cabeçalhos, parágrafos, listas e outros elementos. Ao estudar Front-End, é fundamental conhecer as principais linguagens de programação utilizadas nessa área.

Patiko straipsnis?

Pasidalinti Facebook
Pasidalinti LinkedIn

Rašyti komentarą